Image and video hosting by TinyPic

Cães X Fogos de Artifício


Esse é o Spoke, e hoje eu vim falar com vocês sobre um assunto muito relevante para mim. Se trata da fobia de cachorros por fogos de artifício, que é muito comum, mas assusta donos de plantão preocupados com os cãezinhos.

Estamos no final do ano, e é justamente nessa época que as pessoas saem felizes na rua soltando fogos, em comemoração ao ano novo, e os cães ficam nas casinhas, debaixo da cama, encolhidos em algum canto, tremendo, com medo.

Se o seu cachorro é assim, listei algumas dicas aqui para te ajudar a controlar o bichano e lhe dar mais segurança, buscando como fonte o site Tudo Sobre Cachorros:


1. Pratique com o seu cão antes do Ano Novo
Se você tiver algum tempinho antes da virada do ano, dessensibilize o seu cachorro. Ou seja, faça-o se acostumar com o som dos fogos de artifício, colocando vídeos com o barulho para ele ouvir algumas vezes por dia. Aumente o volume gradativamente e associe o som a algo que o seu cão goste, como petiscos ou brinquedos.



2. Se você não teve tempo de praticar antes da virada do ano

S
e você não teve tempo para preparar seu cão para o Ano Novo, ou se a dessensibilização não eliminou o medo dele completamente, durante a virada do ano, não mude seu comportamento, agradando o cão quando ele estiver com medo, pois ele associará o medo ao carinho. Além disso, não reaja aos fogos de artifício, aja naturalmente, assim passará maior segurança ao bichano. Por último, mas não menos importante, tente camuflar o som dos fogos de artifício produzindo outros sons, como o do rádio, por exemplo.Nunca force seu cão a nenhum comportamento! Se ele quiser ficar escondido em algum lugar, deixe, pois você tentará tirá-lo da sua zona de conforto, o que o deixará agressivo.


3. Para casos severos

Se seu cão fica aterrorizado com fogos de artifício, pode ser que nenhuma dica acima funcione para amenizar o medo dele. Se você acha que seu cão é um caso desses, converse com o veterinário, pois pode ser o caso de administrar uma medicação contra ansiedade ou algum sedativo que ajude seu cão a ficar mais calmo durante os fogos.

Bom, pessoal, eu não treino com o Spoke antes do Réveillon, mas também não forço nenhum comportamento por parte dele. Ele coopera, age normalmente, e nunca se esconde! Parece que fica um pouco assustado (quem não ficaria com um barulho repentino e um clarão no céu?), mas não com medo.

Um ato que acho super importante e que mostra que você se importa com o seu cão, é nunca deixá-lo sozinha em casa durante essas comemorações, pois só vai traumatizá-lo, com sua falta de proteção.

Espero que tenham gostado das dicas, e que passem um felicíssimo Ano Novo ao lado do amor canino de vocês.

Beijos, e até o próximo post!

10 comentários:

  1. Boas dicas ♡ assim protegemos nossos bebês

    http://euraposa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O seu blog é muito fofinho!

    Olá! Você foi escolhida por ter um blog muito lindo e fofinho
    retribua a gentileza clicando aqui: http://juliana-editions.blogspot.com.br/ (siga e comente):

    Espero que gostem dos selinhos, meninas e sigam as regras ao repassar.

    ResponderExcluir
  3. Olá Juliana,
    Eu não tenho animais em casa, mas as dicas são ótimas!

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  4. oiee
    achei seu blog muito bonito
    eu tenho uma poodle e nesse sentido ela é bem tranquila
    não tem medo de fogos
    meu gatinho que acabou de chegar aqui em casa, ainda é filhote já tem medo.
    beijo

    http://karinapinheiro.com.br/blog/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ka, muito obrigada pelo elogio!

      Meu cachorro também é tranquilasso, mas é bom prevenir né, rs.

      Agradeço pela visita, florzinha!

      Excluir
  5. Graças a Deus, esse ano foi mais tranquilo . Acho q meu dog já está acostumado ;) ótimas dicas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Sa! É ótimo quando o dog não se assusta. ♥

      Obrigada pela visita!

      Excluir